quarta-feira, 6 de julho de 2011

Primeiros Socorros

No ano passado tirei um curso de primeiros socorros. Sempre me fez muita impressão pensar que um dia poderia enfrentar uma situação aguda e não saberia como agir. A falta de acção pode provocar a morte em algumas situações do dia-a-dia. Por isso, e porque um blog também serve para informar, a partir de hoje vou dar umas dicas sobre primeiros socorros, coisas simples que podem fazer a diferença. Não contem com um dia certinho para esta rubrica, vai aparecendo quando me der na tola. Não sou enfermeira, nem médica, nem nada que se pareça, mas acho que posso dar uma ajudinha.

Engasgo / Asfixia
Acontece todos os dias à nossa volta, alguém come demasiado depressa, fala depressa ou engasga-se sem motivo aparente.
O que fazer? Tussa!!! O engasgo acontece pela entrada de um "objecto" estranho no canal errado, ou seja, no canal respiratório. Se assim é, tossir é o melhor remédio, porque expele ar do interior através do canal que está entupido, desentopindo-o. Fácil, não?
E se a tosse não for suficiente? Então aí vamos à pancada nas costas (aproveitem para se vingarem da vítima...), entre os omoplatas, ligeiramente mais abaixo, pancada de baixo para cima, de forma seca. Damos uma e vemos se resultou, e assim sucessivamente, quatro vezes.
E se a vítima já estiver azul? Punho fechado (o nosso), a outra mão rodeia o punho, colocam-se as mãos centradas abaixo das costelas, abraçando a vítima, e puxa-se de baixo para cima.
E se a vítima formos nós? Passamos a parte das pancadas nas costas (claro!) e pressionamos as mãos da mesma forma, pudendo fazer o corpo cair sobre um objecto forte (cadeira ou mesa), do modo a executar a mesma manobra.
Entendido? Quando estiverem azuis lembrem-se destes preciosos conselhos.


(imagens da net)

Sem comentários: