quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gastos essenciais

Amanhã tenho consulta no dentista. Há uns dias parti um bocadinho de um molar a comer uma barrinha de cereais, dente que está desvitalizado e que me obriga a uma visita ao consultório da senhora dona dentista. Tenho que ir com urgência porque já sei que se não for já vou começar a adiar e só irei quando ele já estiver a meio e tiver que ir pôr uma coroa (vá de retro, que são caríssimas...). Hoje liguei de rompante, no impulso, e, felizmente, tenho vaga já amanhã.

Esta demora (de uns dias apenas) em ir ao dentista fez-me questionar algo que vejo diariamente nos outros e em mim. Gastamos dinheiro em tantas coisas, viagens, roupa, carros, utensílios para isto e para aquilo, revistas, etc e tal, e esquecemo-nos do que é essencial. Para mim é essencial ter uns dentes saudáveis, que até podem estar a precisar de uma prótese ortodôntica, que estão, mas que estão livres de cáries.

Vejo pessoas que se dão a grandes luxos e que têm bocas de meter medo a crianças. Pessoas que não têm dinheiro para ir para o ginásio, mas que têm um telemóvel novo, topo de gama, todos os meses. Pessoas que vivem no limear da pobreza, que têm os filhos a passar fome e todos rasgados, mas que fumam três maços de tabaco por dia.

Já ninguém pensa no que é prioritário? É que uma foto nas caraíbas com um sorriso podre não calha...

Sem comentários: