domingo, 7 de agosto de 2011

(Des)acordo ortográfico

Sou dada às modernices, facilmente me adapto a mudanças, gosto de alterações, mas não me entram, nem à paulada, as novas regras da nossa lingua. Não sei como se irão escrever certas palavras, faz-me arrepios pensar que o "hoje" nunca mais será o mesmo, tenho a certeza que irei perder a minha confiança a escrever para outros lerem. Afinal vamos todos andar para trás. Se já ninguém sabe escrever português correctamente (corretamente), se todos trocam os "às" pelos "hás" e inventam os "ás", como será daqui para a frente? Tenho medo, muito medo...

A minha avozinha ainda escrevia farmácia com ph (pharmárcia), posso com ç (poço) e muitas outras palavras que me faziam rir e chamar-lhe antiga. Daqui a uns anos serão os meus netos a gozar comigo por escrever à portuguesa e não à brasileira. Será que ainda vamos falar com sotaque? É só o que falta.

Ah, vão já aprendendo que pimbolim é matraquilho...

Sem comentários: