segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

As noites

O Afonso mudou de cama definitivamente na semana passada (até já desmontei a pequena) e deixou de mamar, também na semana passada.

Quando nasceu chorou três noites. Nós desesperámos. Depois lembrei-me de o embrulhar, como já tinha lido em livros e sites especializados e... dormiu. Dormia tranquilo, acordava para mamar mas não chorava, adormecia sozinho no berço, embrulhadinho e aconchegado. Quando me perguntavam por cólicas a resposta era sempre a mesma "tem muitas durante o dia, mas à noite dorme bem". O embrulho dava-lhe os limites a que ele estava habituado na minha barriga. E ele sentia-se seguro.
Dormiu assim até tarde, já com uns 9 meses (não me recordo bem). 

Depois quis liberdade. Deixou de querer estar preso e passou a dormir pior. Mexia-se mais e acordava com mais frequência. Coincidiu com a fase do nascimento dos dentes e tudo voltou atrás. Acordava 2/3 vezes por noite, mas tinha noites de acordar de hora a hora. Aos 11 meses mudámos o ritual da noite e ele começou a adormecer sozinho na cama, depois de mamar. Teve muitas noites completas de sono, algumas em que acordava muitas vezes para mamar. Fizemos o desmame nocturno. Voltou a dormir a noite inteira. Maravilha! 
Por volta dos 18 meses (há 2 meses) voltou a acordar mais amiúde. Primeiro só a partir das 4/5h da manhã, ia para a nossa cama, mamava e dormíamos todos na paz dos anjos.

No mês passado esteve doente e as coisas pioraram muito. Dormia connosco a noite toda para puder controlar a febre e eu estive com ele em casa uma semana. Não tinha vontade de comer nada e mamava de meia em meia hora (mais coisa menos coisa). Passada esta fase, não queria voltar para a cama dele e queria estar alapado a mim a mamar a toda a hora.

Com a gravidez vimo-nos obrigados a mudá-lo para a cama maior, pois era muito complicado para mim andar a deitá-lo e a levantá-lo da cama de grades. Na cama nova conseguimos deitar-nos com ele e aconchegá-lo. 

Mas sem a maminha...
Ele tem pedido muito pouco, mas noto nele uma carência de mimo (apesar de eu lhe dar toda a atenção e mimo possível) que o faz acordar a toda a hora (é mais a toda a meia hora). Vamos lá, pomos-lhe a chucha (que muitas vezes está na mão dele), damos-lhe um beijinho e adormece. Só precisa de nos sentir.

Mas como se aguenta passar uma noite inteira nisto?
O marido tem feito plantão a noite quase toda para me poupar, mas anda de rastos. Acaba por se deitar com ele, mas a cama é pequena e dorme mal...
Isto está a ser difícil, mas eu acredito que é passageiro. Assim espero.

Sem comentários: