segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sessão fotográfica e Barriga de gesso

Foi tudo feito no mesmo dia, às 33 semanas e 3 dias, que estava com medo de perder a oportunidade de guardar esta barriga para sempre! 

As fotos da sessão (feita por nós, em casa) serviram para fazer um quadro que está pendurado no quarto do Afonso. 

A Barriga de gesso está em fase de decoração e será, também, para colocar no quarto dele.

Estou na fase da despedida da minha linda barriga... Ainda pode demorar umas semanas, mas pode ser já amanhã, por isso...







quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sonhos de grávida

Hoje sonhei que o meu menino nascia sem vida.

Entrava em trabalho de parto, fazia um eco no Hospital e estava tudo bem. Quando estava na sala de partos, em pleno parto, a médica que me assistia dizia que não havia liquido amniótico. Depois começava a dizer à enfermeira (uma amiga minha que está a acabar a especialidade em saúde materna e que tem sido o meu apoio em toda a gravidez) "mais uma volta à rotunda, e outra volta à rotunda, e mais outra...". Depois percebi que eram voltas do cordão umbilical no pescoço... Assim, nascia sem vida o meu grande amor. 

Não sei como, mas, enquanto sonhava sabia que era um sonho. Sabia que ia acordar e, embora tivesse os coração apertadinho, estava relativamente tranquila.

Acho que é só mais um sonho de grávida, que já anseia pelo grande momento em que vai conhecer este ser pequenino que está sempre a remexer aqui dentro de mim.

35 Semanas

O tempo vai passando e a ansiedade vai aumentando...

A minha barriga descaiu muito nos últimos dias, toda a gente me diz o mesmo e eu notei uma grande diferença há dois dias. 
O Afonso estica-se cada vez mais, provocando umas dores chatas e agudas na zona baixa (que é como quem diz passaroca...).
Esta noite dormi muito pouco, com dores nas costas e na barriga, sem posição possível e algumas pontadas fortes. Não sei se serão sinais de que o grande dia está próximo. 

Hoje ainda não saí de casa (embora tenha estado a trabalhar) que o marido está longe e tenho um bocado de receio de ficar aflitinha com dores... À tarde tenho que sair, tenho umas coisinhas por fora para fazer sem falta, e depois é descansar, que amanhã é outro dia e será mais cheio.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sou só eu?

Que não consigo abrir os blogs?

Contra-relógio

Hoje estou por casa. Ontim fiz 500Km em 12 horas, sem descansos e com muito stress à mistura.
Cheguei a casa, meti-me na banheira e tentei lavar as mazelas. Doia-me tudinho... Deitei-me cedo e levantei-me há pouco tempo. Amanhã tenho mais do mesmo, com menos stress e mais relax (espero eu).

Isto de ser responsável por 30.000 coisas muito importantes e estar a trabalhar em contra-relógio, desgasta-me.
Tenho que resolver as coisas assim que posso, com reuniões inadiáveis, pois amanhã já pode ser tarde e eu já ter o meu menino nos braços.

Se, por um lado sei que este ritmo pode acelerar as coisas no que toca ao parto e trazer-me o Afonso mais cedo, por outro lado tenho que correr enquanto posso para que esteja mais tranquila e com as coisas encaminhadas para quando ele vier.

Toda a gente me diz "tens que descansar..." e eu penso, "mas como???".

Sei que o Afonso está a crescer bem e não há motivo para alarme, o médico ainda não me mandou acalmar o ritmo. Se mandar, acalmo, sem pensar duas vezes. Até lá, vou continuar a 1.000 à hora e com descanso q.b..

terça-feira, 17 de abril de 2012

Contrações

Na sexta-feira, depois do trabalho, fui às compras ao supermercado aqui perto de casa, como sempre. Estava com o marido e, já no final das compras e comecei com as malditas contrações. Andar tornou-se difícil, as dores começaram pelas costas, apertaram a barriga em baixo e deixaram-me quase KO. Cheguei a casa, deitei-me e levei uma hora cheia de dores...
Felizmente passaram e não voltaram... até hoje!
Hoje estive a fazer entrevistas durante 3 horas seguidas, sempre na mesma posição, sem comer e sem perceber o tempo a passar. Quando me levantei recomeçaram. Gemi nos pouquinhos quilometros que me separavam de casa (a conduzir) e subi a escada em sofrimento. Eram contrações, sem dúvida, e levaram-me a passar a tarde deitada.

Cada vez vejo mais perto a hora de conhecer o meu menino, mas ainda é tão cedo... E eu tenho tanta coisa a resolver antes de ficar em casa...
Tenho que começar a pensar seriamente em deixar tudo mais controlado e orientado, que, a qualquer momento, tenho que ir a correr para o Hospital e aí já não há tempo para mais nada.

Ui, até me arrepio...

domingo, 15 de abril de 2012

Because it's Sunday...



Uns minutos (poucos) separam estas fotos.

Mãe, pai e filhote muito satisfeitos a esta hora...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Consulta 32 semanas e 5 dias

O Afonso está grande, já tem 2,038 kg! Está no percentil 48 e está tudo muito bem.

A mamã portou-se melhor no último mês e "só" engordou 1,5 kg... Nada mau, não fossem os que já estão alojados por este corpo fora. Enfim, hão-de saltar todos daqui.

Falta uma consulta na clínica e depois é sempre no hospital com ctg. Ui, está mesmo a aproximar-se...

domingo, 8 de abril de 2012

O mesmo vestido, uma outra mulher #2




Às 25 semanas ainda tinha vestido, agora (às 32) tenho uma blusa (com sorte)... E o vestido não encolheu, garanto! Assim é que noto como a barriga (e não só) cresce...

sábado, 7 de abril de 2012

A pausa

Já almocei, comi uma laranjinha e 1/4 de bolo de chocolate...
Estou sozinha em casa e a acabar a pausa de almoço. Felizmente tenho um banquinho para me sentar e uma "colega" muito simpática com quem vou conversando. Sobre bebés, claro!
O marido (lá do outro lado) está mais farto que eu. E não vejo a hora de ele chegar ao pá de mim (lá para as 9 da noite...) e passarmos o resto do fim-de-semana juntinhos.

Hoje é dia de...

Dores.
Comecei a acordar com uma cãimbra na perna e a ter que alongá-la sozinha, no chão, que o marido já saiu (para trabalhar).
Agora vou vestir uma roupinha, ou A roupinha (pelo menos é isso que eu sinto ao vestir a mesma roupa dos últimos meses pela enésima vez) e vou trabalhar, de pé, durante todo o dia. IEIII!!!
Toda a gente me diz "não podes estar lá o dia todo, tens que descansar". Pois, mas mesmo que descanse uma hora (demasiado), ainda sobram 11...

Vou reforçar o magnésio e esperar que ele faça milagres...

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mais um bebé

Já nasceu o 3º bebé deste ano das minha colegas de faculdade. A seguir somos nós...

Ai, que parecia que faltava muito para ser a minha vez e agora sou a próxima da fila...

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nascimento marcado

Já avisei o Afonso "nasces a uma quinta-feira que já passou a pior parte da semana e na segunda já estamos a trabalhar"...

Não há tempo a perder e tem que se aproveitar o fim de semana para parir... :P

terça-feira, 3 de abril de 2012

Prioridades vs civismo

Hoje fui insultada, provocada e amaldiçoada por várias pessoas ao mesmo tempo só por... estar grávida!

Fui aos CTT e aquilo estava cheio, como sempre. E eu estou muito grávida. E há lá uma plaquinha bem visível que diz que estamos num serviço que tem prioridades para grávidas. Pois aqui a barriguda vai ao balcão e informa a senhora, depois desta atender o cliente, que estou grávida e que terei prioridade. A senhora (muito simpática), começa a atender-me.
Começo a sentir um bulburinho nas minhas costas, umas bufadelas, uns cuxixos. De repente chega um "senhor" ao pé de mim e pergunta, por cima do meu ombro, se "aqui não há ordem de chegada e senhas?". A funcionária diz que sim, mas que eu tenho prioridade porque estou grávida.
A partir foi começar a ouvir "tenho que arranjar uma barriga", "se está cansada, aqui há lugar para sentar", "pensam que podem passar à frente de toda a gente", "acham que uma barriguinha de 4/5 meses lhes dá prioridade" (Oi?), "não sei quem faz estas leis" e por aí fora.
A Senhora funcionária que me estava a atender disse, alto e em bom som, que "temos placa a indicar a prioridade e nem devíamos ter, porque é uma questão de civismo e não de leis. Para mim tem prioridade aqui e em todo o lado!". Eu agradeci com o sorriso à senhora e despachei-me o mais depressa possível. Na garganta ficou um "não precisa de arranjar barriga porque já tem. E olhe que não desaparece daqui a um mês e tal...". Mas como eu sou civilizada, não respondi.

Saí de lá com os nervos em franja e triste por saber que vivemos num mundo em que as pessoas são estupidas para os desconhecidos, são mal educadas e só olham para o próprio umbigo.

Só gostava de ver aquele "senhor" e as outras "senhoras" de barrigão numa fila. Eu deixava-os passar à frente, com todo o gosto e um sorriso por ver uma vida a crescer. Mas isso sou eu...